Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia da Frassinetti
Organização:  Comissão Setor Sul      Publicações
 
 
NOTÍCIAS 2023
____

 
 
O pouco, o pequeno e o possível: sede fachos ardentes!
 
 
· Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte — 9/Outubro/2023
_______________________________________________________________________________________________________________
 

No mês missionário em que celebramos o Dia do Educador, tivemos a oportunidade de refletir, em nossa Formação Permanente no Carisma, sobre os 3 Ps, o pouco, o pequeno e o possível, que fizeram de Paula Frassinetti uma pessoa extraordinária na vida ordinária.

 

 

Iniciamos a Formação com a apresentação do Coral do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte, regido pela maestrina Cláudia Duarte, e tendo entre os coristas representantes de estudantes, pais e funcionários do Colégio. No repertório, o cancioneiro popular brasileiro, numa mescla de MPB e músicas regionais. Após a apresentação do Coral, os educadores foram homenageados pelos estudantes do Ensino Médio e do Grêmio Estudantil neste mês especial.

Para aprofundar o tema dos 3 Ps, buscamos no Sermão da Montanha a chave de interlocução para a construção, pelo educador, de um Projeto de Felicidade, tendo como referência e inspiração a experiência de Jesus.

 

 

Paula Frassinetti, identificada com a pessoa de Jesus Cristo, traz em sua vida e missão as marcas da vivência das Bem-Aventuranças, servindo-nos também como referência de um Projeto de Vida centrado em Jesus Cristo.

 

Projeto de Felicidade Jesus de Nazaré Paula Frassinetti
Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

“Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos.”
(Mt 11, 27)

“Quem pode dizer que presta para alguma coisa? Sem Deus somos todos incapazes de fazer o bem, mas com Deus podemos tudo, tudo.” (Carta 536,4)
Felizes os aflitos, porque serão consolados

 “Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: ‘Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar. E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes, então: ‘Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo’. Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: ‘Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia, não se faça o que eu quero, mas sim o que Tu queres’.” (Mt 26, 36-39)

“É um cálice cheio de amargura que tem de beber... Coragem! Jesus está consigo, é sua a força d’Ele; sua a caridade d’Ele. Portanto, com a suavidade de Jesus Cristo, tudo conseguirá por certo.” (Carta 516,6)
Felizes os mansos, porque possuirão a terra. 

“Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração.” (Mt 11, 30)

“O Senhor quer-nos apoiados só n’Ele; e se tivéssemos um pouco mais de fé, digo-o por mim, estaríamos bem mais tranquilos, mesmo no meio das desgraças presentes!”
(Carta 165,8)

Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

“Naquele tempo, Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: ‘Está escrito: minha casa será casa de oração. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões’. 7Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.”
(Lc 19, 45-48)

“Se se apoiar em Deus, será onipotente, mas se se apoiar no homem, por santo que seja, não terá senão força humana.” (Carta 390,4)
Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

“Jesus ergueu-se e disse: ‘Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra’. E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio, em pé. Então Jesus se levantou e disse: ‘Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?’Ela respondeu: ‘Ninguém, Senhor’. Então Jesus lhe disse: ‘Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais’.” (Jo 8, 7-11)

“Coragem, minha querida Irmã, é grande e forte, não queira abrigar no seu peito um coração pequeno, mas procure dilatá-lo quanto puder! Seja generosa, compassiva e liberal com Deus e achará Deus muito liberal consigo; e, se Deus for liberal consigo, que lhe poderá faltar?”
(Carta 303,5)
Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.

“Naquele tempo, as pessoas traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: ‘Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele’. Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.”
(Mc 10, 13-16)

“Esquecei o passado e abri o coração às maiores esperanças para o futuro...”
(Carta 757,3)
Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração’.”
(Jo 14,27)

“Tenhamos paciência em todas as coisas e muita prudência e suavidade.” (Carta 401,4)
Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

“Naquele tempo, um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: ‘O que me dareis se vos entregar Jesus?’ Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.” (Mt 26, 14-16)

“A tribulação cerca-nos de toda parte... Porém, não desanimo, porque sei que o grão, para dar fruto, primeiro tem que apodrecer debaixo da terra.” (Carta 94, 3-4)
Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.

 “ ‘A quem procurais?’ Responderam: ‘A Jesus, o Nazareno’. Ele disse: ‘Sou eu’. Judas, o traidor, estava junto com eles.  Então, os soldados, o comandante e os guardas dos judeus prenderam Jesus e o amarraram...”
(Jo 18, 4-5.12)

“Tenhamos coragem! Ao Paraíso vai-se por meio de muita tribulação. Jesus sofreu antes de nós; portanto, repito, coragem e grande coragem; grande confiança em Deus e total abandono na sua Divina Providência.”  
(Carta 440,5)


 
 
__________________________________________________________
 
 
 
 
 
 
 
     
 

___________________________________________________________________________________________________________________

 
© Comissão Provincial de Missão e Formação de Leigos — Setor Sul
Edição: Informática e Novas Tecnologias do Colégio Santa Dorotéia BH