NOTÍCIAS 2023

Ação missionária do 3º Ano Vocacional
movimenta o Colégio Anjo da Guarda

· Colégio Anjo da Guarda — 27/Jan/2023

Entre os dias 18 e 21 de janeiro de 2023, uma iniciativa missionária movimentou os educadores do Colégio Anjo da Guarda de Bebedouro. A ação missionária envolveu a Direção, coordenações, professores e auxiliares da comunidade educativa.

As iniciativas começaram com um tríduo preparatório para a caminhada orante. Houve três manhãs de reflexão, estudo e oração. Inclusive foi celebrada a Eucaristia no dia 19, pedindo pelo bom êxito dessa etapa orante da retomada do projeto missionário “Facho ardente”. Nos dias que seguiram, até o sábado, 21 de janeiro, os formadores da Escola de Leigos local junto com o Prof. Jean Sidcley Teixeira, do Colégio Santa Doroteia de Belo Horizonte MG, trabalharam os temas propostos do Ano Vocacional à luz das conclusões do Capítulo Geral XXII das Irmãs Doroteias e da mística do carisma de Paula Frassinetti, valendo-se, inclusive, do trecho do Evangelho que inspirou o lema nacional: “corações ardente, pés a caminho”, favorecendo assim a promoção de uma cultura vocacional numa escola em saída.

A temática, lema e identidade visual da caminhada orante foram construídos em consonância com o Ano Vocacional do Brasil e, como os discípulos de Emaús, os educadores colocaram-se com os pés a caminho para, a partir dos corações que ardiam, partilhar a vida, iluminando-a com a Palavra de Deus.

Apesar do tempo chuvoso, o ardor missionário não arrefeceu. A peregrinação aconteceu com o grupo visitando a capela de Santa Luzia do Morrinho, área rural do município de Monte Alto, onde por muitos anos a paróquia local exercia a pastoral da acolhida de colônias de migrantes que se estabeleciam por ali no tempo da safra da cana-de-açúcar.

De lá, seguiram a peregrinação ao Santuário Mariano de Nossa Senhora da Conceição Montesina, em Aparecida de Monte Alto, onde conheceram o marco zero do Distrito e, depois, caminharam até o atual Santuário, onde foi celebrada a Santa Missa pelo Reitor do Santuário e formador da Escola de Leigos, Pe. Sebastião de M. Viana Jr. O objetivo do tríduo e da caminhada orante foi que os educadores se sentissem motivados a retomar a proposta vocacional missionária do Projeto Facho Ardente.

Essa ação missionária fez parte de uma série de iniciativas do Colégio Anjo da Guarda em prol da vivência do 3º Ano Vocacional do Brasil, favorecendo assim a participação, a comunhão e a missão para, juntos, enquanto Escola em saída, construir uma nova estação vocacional. Outras iniciativas serão desenvolvidas ao longo do ano, envolvendo também os alunos, na construção de uma cultura missionária e vocacional.