NOTÍCIAS 2023

Formação dos novos educadores de Belo Horizonte

· Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte — 16/Fev/2023

A Escola para a Formação de Leigos é viva em sua dinâmica de acolhimento aos novos colaboradores e na continuidade do itinerário de formação para aqueles que já fazem parte da família Doroteia. Nos dias 4 e 11 de fevereiro de 2023, os novos educadores do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte foram acolhidos na dinâmica da Escola para a Formação Permanente do Leigo Educador.

No dia 4 de fevereiro, os educadores vivenciaram a Primeira Etapa da Formação e, diante da Luz do Farol, tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória de Paula Frassinetti em sua família de origem e na fundação e condução de seu Instituto. Nesse dia, cada educador recebeu os materiais de estudo da Escola de Leigos: biografia, Educar para Nós, Paula em Mosaico, Documento de Espiritualidade. Além dos dados biográficos, de uma visão panorâmica do Epistolário, do espírito da Pia Obra de Santa Doroteia, das Constituições de 1851, fizemos também um mergulho no documento Educar para Nós, ressaltando a evangelização pela educação, o compromisso com a educação integral, a simplicidade, o espírito de família, a via do coração e do amor, o Cor Unum e as atitudes imprescindíveis em toda relação.

No dia 11 de fevereiro, colocamo-nos à Sombra do Frássino  para conhecer e assumir a Espiritualidade Doroteana. A partir do Documento de Espiritualidade, buscamos entender a centralidade de Jesus Cristo na vida de Paula, em sua intuição pedagógica, na apropriação da espiritualidade inaciana e sobretudo no jeito doroteano de ver, de relacionar-se e de agir a partir de Jesus Cristo. Nesse dia, partilhamos a focaccia, em agradecimento à memória daquele 12 de agosto de 1834, atualizando com os novos colaboradores o compromisso de sermos Paula hoje.