Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia da Frassinetti
Organização:  Comissão Setor Sul      Publicações
 
 
NOTÍCIAS 2022
____

 
 
No dia 20 de abril, leigos educadores do Colégio Paula Frassinetti
participaram da Celebração de Páscoa
 
 
· Colégio Paula Frassinetti, São Sebastião do Paraíso/MG — 29/Abril/2022
_______________________________________________________________________________________________________________
 

Iluminados por Paula Frassinetti partimos do princípio de que o Ressuscitado é para cada educador doroteano: Caminho, Verdade e Vida! A celebração aconteceu na Capela do Colégio, onde os educadores puderam refletir o Evangelho de João 20,1-9, além de participarem de ações concretas.

É tempo de renascer com Jesus, ressuscitando os valores cristãos que nos fazem operários comprometidos com a Messe, reafirmando a nossa fé. Celebrar a Páscoa de Jesus Cristo é proclamar a Boa Nova da Salvação, é o momento certo para refletir e fazer renascer sentimentos mais nobres. O importante é que cada um cultive sentimentos bons, fraternais e altruístas, celebrando a vida – maior e mais valioso presente que recebemos de Deus. Promovido um momento de espiritualidade e de valorização à vida, em seguida os educadores participaram de uma dinâmica.

 

 

Para nós, cristãos, a data simboliza a libertação de Jesus e a salvação de nossos pecados. Esse movimento de libertação continua ao longo de nossas vidas. É um processo sobre olhar para si mesmo, aceitar as próprias fragilidades e ter um firme propósito de mudança.  Celebrar a Páscoa é deixar morrer tudo que não está bom em nós (os defeitos, as incompreensões, a falta de amor...)

Através de uma dinâmica, utilizando pedras, que foram recebidas na entrada da capela, cada um refletiu sobre o que está ruim em nós. São as pedras no caminho, as pedras que nós, porventura, somos na vida de outras pessoas. A proposta foi abandonarmos as nossas pedras aos pés de Jesus. Entregar e confiar a Ele as pedras simbolizando o que é pesado, o que é fardo, os obstáculos, e também as vezes que julgamos o nosso irmão sem ouvi-lo, sem ter bondade, compaixão, misericórdia, empatia.

Agora, no tempo da Páscoa, Jesus nos propõe vida nova.

 

 

Em um segundo momento, após esvaziarmos os nossos corações de sentimentos negativos, iniciamos com a valorização da vida. Celebrar a Páscoa, a vida, é deixar "ressurgir, renascer, ressuscitar" tudo que temos de bom, de grandioso em nós. É deixar o Cristo viver em nós. É viver no segmento de Jesus.

Comecemos agora a cultivar o amor de Cristo e a alegria invadirá nossos corações.
Comecemos agora a aceitar o nosso semelhante, cultivemos a compreensão, a confiança, e nos sentiremos melhor.
Comecemos a crer no outro, e sermos bondosos e pacientes, humildes e diligentes.
Comecemos agora a perdoar de coração e a ter coragem de também, pedir perdão!

As flores disponibilizadas a todos representam a vida. Nós somos flores e devemos renascer em todos os momentos. Temos essa oportunidade a cada dia.

Jesus morreu na cruz. A cruz de Jesus não é um peso morto.
Jesus morreu de vida: de bondade, de esperança, de solidariedade, de compaixão, para nos libertar...
A cruz não significa passividade e resignação. Ela nasce da vida plena de Jesus. Ela concentra o significado de uma vida vivida por Jesus na fidelidade do Pai, que quer que todos vivam intensamente.

Agora Ele está ressuscitado, está no meio de nós. Peçamos a Deus que possamos ser como Jesus. Jesus, que o meu jeito possa ser o seu jeito. Ao som da canção “Teu proceder”, os educadores foram então convidados a dar vida à cruz, fazer com que a mesma floresça e se torne símbolo de vida.

A cruz, antes vazia no altar, agora foi ornamentada com flores, simbolizando cada educador, na sua diversidade, cada um ao seu jeito, ao seu modo, com a sua beleza, a sua sensibilidade, exalando o seu perfume.
Todos vivos, cheios de energia para uma vida nova.

 


 

Somos uma fragrância que é o símbolo da vida, e que, derramada em favor das pessoas, inunda o mundo, comunicando a salvação.  Páscoa é expandir o perfume da vida que nos envolve. Desejamos uma “Páscoa perfumada” a todos.    

 

 
 
__________________________________________________________
 
 
 
 
 
 
 
     
 

___________________________________________________________________________________________________________________

 
© Comissão Provincial de Missão e Formação de Leigos — Setor Sul
Edição: Informática e Novas Tecnologias do Colégio Santa Dorotéia BH