Escola de Leigos promove encontro de espiritualidade e
estudo por ocasião das vésperas de Pentecostes

· Colégio Anjo da Guarda — 27/Jun/2022

Despontou na manhã do dia 04 de junho, sábado, a presença luminosa do Espírito Santo no Colégio Anjo da Guarda. A Escola de Leigos promoveu um momento inicial de espiritualidade, destacando a narrativa de Pentecostes, segundo o texto dos Atos dos Apóstolos (2,1-11). A proposta de reviver o Cenáculo foi emoldurada pelas várias celebrações a serem vividas ao longo do mês que se abria: Pentecostes, Festa Litúrgica de Santa Paula Frassinetti, Solenidades de Corpus Christi e Sagrado Coração de Jesus.

O grupo se reuniu, num primeiro momento, no auditório do Colégio, onde entoou o Shemá Israel, abrindo-se à escuta atenta ao Senhor que nos fala em sua Palavra. Foi proclamado o texto bíblico da narrativa lucana de Pentecostes, ao que se seguiu breve explicação e motivação para o momento seguinte: em procissão, guiados por Maria, a Mãe de Deus e dos discípulos de Jesus, o grupo seguiu para o Cenáculo, lugar da Eucaristia (cf. Lc 22,7-12), do encontro com o ressuscitado (cf. Jo 20) e de Pentecostes (cf. At 2,1-11), “uma grande sala no andar superior” (Lc 22,12), o Recanto do Bom Pastor.

O segundo momento foi motivado pela contemplação do vitral de Santa Paula. À meditação de cada elemento do vitral, invocava-se os dons do Espírito Santo, ao som da canção “Conheço um Coração”. O grupo, em espírito devoto, rezou as orações do tríduo preparatório à Festa Litúrgica de Santa Paula, pois essas festas estão em estreita ligação entre si: “Paula, mulher cheia do Espírito de Deus, sentia pulsar em seu peito o Coração de Jesus. Imitemo-la!”, recordou o Pe. Sebastião, formador da Escola de Leigos, em sua fala.

O momento de espiritualidade encerrou-se com o ato penitencial e a aspersão com água benta, após os quais o grupo seguiu para as salas de estudo da Instrução da Congregação para a Educação Católica “A Identidade da Escola Católica para uma Cultura do Diálogo”. Reunidos em 6 grupos menores, debruçaram-se sobre as questões e provocações propostas pela Comissão Nacional de Missão e Formação do Leigo Educador. Após leitura prévia da Instrução, o que cada educador fez pessoalmente, os grupos reunidos conversaram cada qual sobre um dos três capítulos da Instrução. Após fecunda e frutuosa partilha, as sínteses foram enviadas à Escola de Leigos, que, por sua vez, apresentará, oportunamente, o resultado à Comissão Nacional.