NOTÍCIAS 2022

A vitalidade missionária e vocacional da Congregação
e do Colégio Anjo da Guarda às vesperas de Pentecostes

· Colégio Anjo da Guarda — 25/Ago/2022

No último dia 20 de agosto, p.p., aconteceu no Santuário local de Nossa Senhora de Fátima, nas dependências do Colégio Anjo da Guarda, solene celebração eucarística de ação de graças pelos 188 anos da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia.

Na ocasião, celebrou-se também a Solenidade da Vigília da Assunção de Nossa Senhora; ação de graças pela unificação das Províncias, fruto do Capítulo Geral XXII, em especial pela posse das Irmãs do novo Governo Provincial da América Latina, cujos membros são do Brasil e do Peru; encerramento da Semana Nacional da Família, com especial destaque para os pais da nossa comunidade educativa; e ação de graças pelo jubileu de ouro da profissão de votos perpétuos da Irmã Maria José da Conceição (nossa querida Irmã Rocha). A Santa Missa foi presidida por S. Ex.cia. Rev.ma, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, D.D. Bispo Diocesano de Jaboticabal, concelebrada pelo Pe. Sebastião de M. Viana Jr., Formador da Escola de Leigos local, e assistida pela comunidade das Irmãs Doroteias de Bebedouro e por representações das Equipes que compõem a comunidade educativa do Anjo da Guarda, bem como por famílias, vindas de perto e de longe, das várias cidades aonde chegou a vitalidade do carisma missionário de Santa Paula Frassinetti.

No início da celebração, na recordação da vida, acolhidos pela nossa Diretora, Irmã Cecília Francischini, lembrou-se que “em Quinto, na Itália, no dia 12 de agosto de 1834, Santa Paula Frassinetti fundou as ‘Filhas da Santa Fé’, que no ano seguinte assumiriam o nome definitivo de ‘Irmãs de Santa Doroteia’. Portanto, celebramos os 188 anos de sua fundação, e re-cordamos (trazemos novamente ao coração) as gerações de Irmãs consagradas e leigos e leigas que nos precederam nesta história e se esforçaram fazendo da própria vida uma doação para viver em tudo a santa vontade de Deus. Recordamos também a vocação e a vida das famílias dos nossos alunos, professores e funcionários.

Recordamos de maneira especial a missão de educar pela via do coração e do amor que da Itália chegou ao Brasil e a tantos outros lugares e continua a se expandir como o grão de mostarda que, sendo a menor das sementes, quando cresce espalha seus ramos e até os pássaros do céu podem se abrigar à sua sombra (cf. Mc 4,31-32). Acolhemos as famílias de várias cidades de nossa região, que trazem consigo as bandeiras das cidades que compõem a nossa comunidade educativa. ‘É necessário que eu anuncie o Reino de Deus em outras cidades... porque para isso fui enviado’ (Mc 1,38).”

Ao final da celebração, as Irmãs e membros da Equipe Diretiva do Colégio prestaram sua homenagem e seus agradecimentos à Irmã Rocha e ao senhor Bispo, pela presença e alegre testemunho vocacional de quem soube responder com generosidade ao chamado do Senhor Jesus para o trabalho na sua messe.