XVI REVI no Colégio Anjo da Guarda

· Colégio Anjo da Guarda — 25/Nov/2022

Na manhã do dia 19 de novembro de 2022, sábado, os formadores locais da Escola de Leigos promoveram o encontro do XVI REVI.

Desde o XIII REVI, quando a Comissão Nacional propôs como tema um trecho extraído da Carta 296,2: “Tenhamos pressa de nos fazermos Santos...”, os formadores locais da Escola de Leigos do Colégio Anjo da Guarda, de Bebedouro SP, têm buscado estabelecer uma continuidade entre os temas apresentados aos integrantes do nosso grupo de REVI, para seu revigoramento espiritual.

Sob a inspiração desse singular convite de Santa Paula, os REVIs, desde então, foram marcados pela redescoberta do Concílio Vaticano II, cuja Constituição Dogmática Lumen Gentium traz à luz, justamente, a vocação universal à santidade. Já que é extremamente difícil, senão impossível, chegar a uma profunda união com Jesus Cristo se, ignorando o que somos por natureza, não soubermos tirar proveito do que temos de bom e corrigir o que temos de mau, o objetivo dos nossos encontros tem sido mostrar qual é o papel do temperamento na vida espiritual e o que cada um de nós pode fazer para vencer-se a si mesmo e pôr ao serviço de Deus as boas disposições do próprio temperamento, como o fez Paula Frassinetti, segundo o testemunho de Irmã Elisa Vassallo: “o seu caráter era um tanto irascível (...), a sua calma e serenidade eram fruto de virtude.”

Portanto, o XIII REVI provocou-nos a essa redescoberta do Vaticano II e da chamada universal à santidade; o XIV REVI apresentou-nos uma humilde mas importante ferramenta de autoconhecimento, capaz de pôr em marcha nossa vida espiritual, dirigindo-a à santidade; o XV REVI propôs a renovação de um compromisso que mantenha viva a chama do genuíno sonho fundacional; e, agora, o XVI REVI propôs novamente o conhecimento dos temperamentos, mas numa perspectiva diferente: o tema foi tratado como um auxílio não só para nossa vida pessoal, mas principalmente para as nossas relações com todas as pessoas, sobretudo com os alunos.

Segundo a proposta da harmonia da suavidade e firmeza nas intuições pedagógicas de Santa Paula é que se pode observar a validade do conhecimento dos temperamentos: “não é saudável usar a mesma medida de firmeza que se costuma usar com um sanguíneo, por exemplo, com um melancólico. Este último necessita muito mais de suavidade que de firmeza para fazer florescer suas melhores potencialidades. É assim que vamos aprendendo a governar as forças e energias que nos ajudarão a conduzir nossos alunos a alcançar a santidade!” – destacou Pe. Sebastião durante sua fala.

Para encerrar a manhã, os integrantes do REVI participaram da Santa Missa no Santuário de N. Sra. de Fátima, nas dependências do Colégio Anjo da Guarda, da qual também participaram, remotamente, os formadores do Setor Sul.