NOTÍCIAS 2023

Encontro da Escola de Leigos reúne Formadores do Setor Sul

· Formadores — 26/Abr/2023

Nos dias 17, 18 e 19 de abril, educadores das escolas de Bebedouro-SP, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Nova Friburgo-RJ, Porto Alegre-RS e São Sebastião do Paraíso-MG participaram do primeiro encontro presencial desde 2019, atualizando e fortalecendo o projeto de Formação Permanente de Leigos Educadores da Congregação das Irmãs Doroteias.

Além da esperada oportunidade de reencontro presencial do grupo, o evento oportunizou estudos, reflexões e planejamento.

O primeiro dia iniciou com o momento de oração conduzido pela equipe de Bebedouro. Na sequência, o encontro contou com a presença do professor Antônio Boeing, que é Doutor em Ciências da religião, autor e palestrante, e que assessora a Escola de Leigos desde seus primeiros movimentos. Em pauta, o tema Convivência saudável: A condição humana e as escolhas necessárias, desenvolvido durante o dia 17.

A tarde do primeiro dia teve um Momento de Paula promovido pela equipe de São Sebastião do Paraíso com utilização de símbolos muito significativos – a presença de Santa Paula através da caracterização de uma formadora para a leitura de uma de suas cartas; um caminho feito de sal, guiado pela estrela, rumo ao Menino, com balões que indicavam o compromisso cristão de ser luz e sal do mundo; e, ao final, uma oração em que todos soltaram os balões, colorindo o céu de Jundiaí, numa bela expressão do encaminhamento das preces e intenções partilhadas.

O primeiro dia de trabalho se encerrou com o diálogo, em grupos, sobre o que mais foi marcante e significativo nas provocações propostas pelo Prof. Boeing.

“Na ternura do abraço ao Menino, seguimos a estrela habitando o caminho, na esperança do melhor encontro” foi o tema da oração inicial do segundo dia, conduzida pela equipe de Porto Alegre, que levou o grupo a percorrer cinco diferentes etapas. Em cada uma, havia um símbolo especial, uma proposta de reflexão e um convite à oração pessoal, fortalecendo o grupo para que o “outro caminho” seja habitado e percorrido em unidade.

Os trabalhos do segundo dia foram presididos pelo Prof. Jean Sidcley Álvares Teixeira, formador de Belo Horizonte, que apresentou de forma muito clara e significativa o tema do Capítulo Geral XXII: Um caminho a habitar! Um menino a abraçar! Uma estrela a seguir! Foi um repasse desenvolvido em muita sintonia com as práticas e vivências dos formadores em seus locais de origem, iluminando os planos e ações a desenvolver.

A manhã foi concluída com um momento Eucarístico no qual a equipe de Bebedouro proporcionou o encontro pessoal com Jesus sob inspiração de Santa Paula, a partir do registro presente nas Memórias:  “É verdade que já não posso fazer longas orações vocais, mas olho para Jesus, apresento-Lhe a minha Comunidade e faço-Lhe companhia na sua solidão.

As atividades da tarde foram iniciadas pelo grupo de Nova Friburgo, com uma oração que iniciou com cenas impactantes, representativas do mundo ferido em que vivemos. Mas, numa trilha marcada por relatos delicados do cotidiano de Santa Paula, revelando o cuidado que ela empregava com todos os que a cercavam, os formadores foram levados, como os discípulos de Emaús, à partilha do pão, reforçando a partilha do caminho, da missão. A tarde prosseguiu com o repasse e envolvimento de grupo na proposta do XXIII Capítulo Geral, até o momento de reunião por unidade para um diálogo, definindo as perspectivas para o Plano local de formação.

À noite, um divertido momento de integração foi organizado pela equipe de Brasília, com bingo premiado e cantoria. Entre muitas risadas, brincadeiras e integração, aconteceu o karaokê com premiação até mesmo com o troféu “The Voice Doro”. Foi um excelente e animadíssimo fechamento para o dia 18.

Na quarta-feira, 19, os formadores partilharam suas conclusões a partir do diálogo ocorrido no dia anterior, expressando as novas perspectivas traçadas para seus planos locais depois dos conteúdos que iluminaram esses dias de trabalho e oração.

O encontro se encerrou com a Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Sebastião Viana Júnior – formador de Bebedouro, sendo a culminância perfeita para o encontro tão esperado e que proporcionou experiências enriquecedoras para cada um dos presentes.