NOTÍCIAS 2023

Novos Educadores à Luz do Farol

· Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre — 17/Abr/2023

No sábado, dia 1º de abril, 60 novos Educadores Doroteanos de Porto Alegre participaram da formação proposta pela Escola de Leigos, conhecendo melhor a vida e obra de Santa Paula Frassinetti e os documentos que orientam nossa caminhada.

Como já se tornou tradição, houve o momento de produção conjunta da focaccia, que foi devidamente saboreada como entrada no almoço que uniu todo o grupo, com a presença das Irmãs da comunidade.

Foi um sábado de encontro, integração e de assumir um novo compromisso com a missão legada por Santa Paula e partilhada por todos nós, como atestam os depoimentos de alguns dos participantes.

Segundo Carla Farias, que atua na Coordenação de Curso do Ensino Fundamental Anos Iniciais, “vivenciar este primeiro encontro da Escola de Leigos proporcionou conhecer um pouco mais a identidade filosófica da nossa Escola, conhecer a vida e obra de Santa Paula e o importante legado que nos deixou como educadores doroteanos, o que permitiu compreender a missão e o propósito que devem permear nossa prática educativa. Um momento rico que reforçou nossa fé, além de proporcionar autoconhecimento, reflexão e admiração por Paula Frassinetti."

Para o funcionário Roan Costa, que iniciou neste ano na função de Assistente de Comunicação, “foi muito importante, até mesmo para o entendimento de que, independentemente da função profissional desempenhada, todos são educadores. Além disso, a oportunidade de passar um tempo com os colegas trocando ideias e experiências aproxima, ajuda a criar e reforçar laços e compromissos”.