NOTÍCIAS 2023

39 anos da canonização da Santa Madre Fundadora
da Congregação das Irmãs Doroteias

· Colégio Anjo da Guarda — 16/Mar/2023

Santa Paula Frassinetti foi canonizada por São João Paulo II em 11 de março de 1984, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ação de graças por esse dom da Igreja ao mundo foi celebrada no Colégio Anjo da Guarda, em Bebedouro.

Dentre as várias propostas e iniciativas da Escola de Leigos do Colégio Anjo da Guarda para o Ano Vocacional, em meio às comemorações do aniversário da canonização de Santa Paula, no sábado (dia 11/03), houve um momento celebrativo e um momento formativo à luz da Constituição Dogmática sobre a Igreja do Concílio Vaticano II, Lumen Gentium.

A manhã de sábado iniciou-se para o grupo de educadores anjoguardenses ao redor do altar do Santuário do Colégio, com uma missa presidida pelo padre assessor de pastoral e formador da Escola de Leigos local, Pe. Sebastião Viana.

A celebração do sábado da 2ª Semana da Quaresma foi ocasião oportuna para apresentar o tema da vocação universal à santidade. Lembrando o aniversário de 39 anos do reconhecimento da santidade de Paula Frassinetti, “esplêndido fruto da Redenção”, como a definiu o Papa São João Paulo II em sua homilia da canonização, a Liturgia do dia provocava à busca da santidade no dia-a-dia e nas pequenas coisas. O padre disse: “queremos comemorar o aniversário de canonização de Paula e dela aprender novamente as lições que deixou, seus ensinamentos, exemplo e testemunho, sempre muito atuais.”

Após a celebração eucarística, apresentou-se aos educadores o conteúdo do Capítulo V da Lumen Gentium que trata exatamente da Vocação Universal à Santidade. Com isso, os formadores locais evidenciaram a forte ligação entre as celebrações e iniciativas pastorais do Colégio neste Ano Vocacional, em especial neste mês de março: tendo celebrado o nascimento e o Batismo de Paula no último dia 03 de março, essa flor desabrocha vicejante na celebração de sua canonização. Isso mostra que o Batismo planta no coração de cada batizado uma semente de eternidade que, cultivada nesta terra, florescerá plenamente na eternidade junto de Deus. Por essa razão, a Igreja do Vaticano II recorda que todos, sem exceção, são chamados à santidade. Essa é uma vocação universal. Verdade já recordada por Paula às suas Irmãs: “Tenhamos pressa de nos fazermos santas...” (carta 296,2).