Funcionários do Colégio Santa Doroteia de Belo Horizonte se reúnem
para a Formação Permanente de Leigos

· Colégio Santa Dorotéia de BH — 10/Jun/2022

No dia 4 de junho de 2022, às vésperas de Pentecostes, os funcionários administrativos e de base se reuniram para as atividades da Escola para a Formação Permanente do Leigo Educador. O mês de junho, mês do Coração de Jesus e da Festa Canônica de Paula Frassinetti, nos ilumina e nos compele à partilha do Carisma com os leigos e leigas.

Neste dia, revisitamos a primeira etapa da Escola de Leigos e, sob a Luz do Farol, abrimos no “Educar para Nós” o elenco das atitudes imprescindíveis em toda relação: bondade e ternura, doçura nas palavras e no trato, respeito, domínio de si, discrição, equanimidade...

No convite para a formação, provocamos os participantes a trazerem para o encontro algum dom particular concedido por Deus a cada um. Assim, descobrimos em nossos funcionários exímios artesãos, pintores, bordadeiras, cantores, escultores... Ressaltamos o apreço de Paula Frassinetti por essas habilidades, fruto do trabalho de nossas mãos e da criatividade inspirada por Deus em nós.

Na revisita ao Educar para Nós, vivenciamos dinâmicas de grupo que demandavam a práxis das atitudes e a lembrança do vigor delas no cotidiano da vida ordinária. Ao final do encontro, dois dos nossos professores de Música, Elmo e Luiz Franceschini, transformaram o nosso grupo de funcionários em membros de uma orquestra para a execução do “Bolero de Ravel”: «Tenha coragem, basta querer verdadeiramente e tudo se consegue. Se vinha-me à ideia fazer tal coisa que tinha visto, e dizia a mim mesma: ‘Isto está feito, mas não se fez por si. Quem o fez tinha por certo duas mãos com cinco dedos cada uma. Eu também os tenho; portanto, com a ajuda de Deus também o posso fazer eu.” (Memórias, p. 30).