Funcionários do Colégio Santa Dorotéia de BH descobrem traços da identidade
e da personalidade de Paula Frassinetti.

publicado em 28.2.14
........................................................................................................................................................................................................................................

Quanto ao meu retrato, falaremos nisso mais adiante; agora pensemos em retratar em nós o nosso Esposo agonizante na Cruz, e depois as que vierem a seguir a nós pensarão em nos retratar. (Carta 342,8).

“A Madre Frassinetti era de estatura mediana, tendendo para o baixo, mas bem proporcionada; as suas feições eram belas e harmoniosas; tinha a cor branca, rosada, tornando-se um pouco morena com a idade; cabelos negros, rosto comprido, fronte alta e ampla; olhos de um castanho escuro, belíssimos, vivíssimos, expressivos; o seu olhar era cheio de inteligência e de penetração, mas modestíssimo sempre. O seu porte grave e digno infundia respeito, mas o doce sorriso que lhe aflorava aos lábios convidava à confiança.” (Memórias, p.584).

No dia 22 de fevereiro, reunidos mais uma vez para a partilha do Carisma e o aprofundamento da Espiritualidade de Paula Frassinetti, os funcionários administrativos do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte puderam mergulhar  nos traços da Identidade e da Personalidade de nossa Madre Fundadora.

Sabedores de que a intimidade com Paula sempre nos leva a um encontro profundo com o Cristo, este dia de Estudos e Reflexões foi também a oportunidade primorosa do cultivo da espiritualidade cristocêntrica.

Neste dia, os funcionários puderam conhecer o livro Paula em Mosaico, da Irmã Diana Barbosa, material valioso que será utilizado por todos os educadores nos estudos deste ano de 2014.

O encontro foi marcado por uma reflexão profunda sobre os elementos que compõem a identidade de uma pessoa e pela descoberta dos traços da Identidade de Paula que podemos trabalhar e cultivar em cada um de nós. No estudo dos capítulos Retrato de Paula Frassinetti e Algumas Pinceladas no Retrato de Paula (pp.132-141), pudemos, através das Cartas de Paula e dos testemunhos de pessoas que conviveram com ela, contemplar o seu temperamento, acolhimento, fé, pobreza, caridade e união profícua com a vontade de Deus.

A santidade de Paula tornou-nos palpável através de sua humanidade. A sua matemática baseada na consolidação dos valores do Reino, aliada à sua Pedagogia (via do coração e do amor) e seu compromisso com a promoção da vida em plenitude  reveleram para cada um de nós a sua imitação de Cristo, sua Escola Preferida: “Desejaria que o Santo Presépio e o Monte Calvário fossem duas escolas por vós frequentadas, onde aprendêsseis as preciosas lições que a todos dá o Coração Santíssimo de Jesus.” (665,3). (Cfr. 665,4).

Para o grupo de funcionários administrativos de Belo Horizonte, a Escola de Formação Permanente de Leigos é um instrumento valioso de humanização e identificação com o Carisma. Ler as cartas de Paula e conhecer o testemunho daqueles que conviveram diretamente com ela, faz-nos mais humanos e apaixonados pela causa do Evangelho. Oxalá, façamos crescer sempre em nós as qualidades humanas que fizeram de Paula Frassinetti, Santa para a Igreja de Deus.

“Deus dispôs tudo para o nosso bem; recebamos das suas mãos tudo o que nos sucede e nunca perderemos a paz do coração.” (203,7).

Escolas da Província Brasil -Sul

Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte

Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - Sul - © Copyright 2014 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte