Notícias
Notícias
_____________________________________________________________________________

Abrindo as comemorações de seu cinquentenário, o Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte dá início aos estudos e reflexões da Escola de Formação de Leigos Educadores

publicado em 24.2.12
........................................................................................................................................................................................................................................

No ano de 2011, proveniente da necessidade de, como Família Doroteia, organizarmo-nos mais sistemática e academicamente para a formação continuada dos leigos das escolas da Província Brasil-Sul com o intuito de, perfilados no Carisma de Paula Frassinetti, darmos continuidade à Missão das escolas, com excelência acadêmica e coerência na opção de Escola Católica, surge a Escola para Formação Permanente de Leigos Educadores.

O ano de 2012 ganha um sentido muito especial para o Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte: são 50 anos dedicados à educação de crianças e jovens e muitas ações voltadas para os mais carentes de comunidades no entorno da nossa Escola. No dia 1º de fevereiro iniciamos as comemorações do cinquentenário também com a fase inicial da Escola de Leigos.

Os educadores foram recepcionados pela diretoria do Colégio e por uma antiga aluna, dançando “À LUZ DE UM FAROL”. Em seguida, tivemos um momento de oração, coordenado pela equipe de Pastoral, que recorreu às Sagradas Escrituras, Isaías, 60,1-5“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz” e ao Evangelho, para remeter à iluminação do farol de Gênova na vida de Santa Paula. A mensagem consistente de Cristo, quando diz: “Eu sou a luz do mundo quem me segue não andará nas trevas, mas terá a vida eterna” (Jo 8, 12) dá à humanidade infinitas possibilidades de ser resgatada da escuridão da dúvida para o clarão da certeza, encontrada na fé inabalável, tão bem testemunhada pela vida de nossa fundadora.

O Documento Educar para Nós, apresenta um modo particular de educar, com práticas pautadas nos princípios que foram referenciais para Paula Frassinetti, foi estudado pelos professores do Colégio. Assim, iniciamos o ano de 2012 com a ideia de que a Educação Doroteana é pautada  em um carisma que compele cada educador a fazer de sua vida um serviço em que  se torna possível ganhar a todos para Cristo. O Educador Doroteano, seguindo os passos de Paula, faz constante opção pelas juventudes e pelos mais pobres. Em Paula e no carisma primoroso desta Congregação, fazemos de nossa bússola a Vontade de Deus. Pela Via do Coração e do Amor, o educador doroteano descobre no Jeito e Perfil de Paula Frassinetti o comprometimento com a bondade e a ternura; a doçura nas palavras e no trato, o domínio de si, a paciência, a serenidade, a despretensão, a suavidade e a firmeza, a equanimidade e todos os elementos que fazem da Educação Doroteana uma referência para o contexto complexo da Pós-Modernidade. Encerramos a manhã com uma bela reflexão das “Mensagens de Paula para nós hoje”, preparando a acolhida dos nossos queridos alunos.

No sábado, dia 4 de fevereiro, “nos sentamos À SOMBRA DO FRÁSSINO”, com a reflexão sobre o Documento de Espiritualidade. “Desfrutar da Sombra do Frássino é retomar as origens da Espiritualidade de Paula Frassinetti, a fim de contemplar, no hoje da História, o desafio de lançar-se no futuro, tendo em Jesus de Nazaré a nossa grande referência.”

Da Espiritualidade Doroteana, adquirimos a coragem de produzir em nós uma nova maneira de ver, relacionar-se e agir: ver a partir dos desígnios de Deus, tendo como referência a ideia de que a espiritualidade genuína é pautada no cotidiano e na lida diária. “É pelo andar dos acontecimentos que saberemos a vontade de Deus.” Relacionar-se a partir da Espiritualidade Doroteana é ter em Cristo uma referência de relações. O Jesus Humano é para o Educador Doroteano a referência de educador e de acolhimento redentor para com todos. Agir em consonância com a Espiritualidade Doroteana é fazer da vida um serviço, sendo facho ardente no meio de todos. É viver em sintonia com um só coração e uma só alma no Dulcíssimo Coração de Jesus. Como Zaqueu, apoiamo-nos no Frássino e nos alimentamos de sua sombra para que o Jesus Humano nos perceba e nos redima sempre. Na Celebração final, os educadores receberam cartas escritas por Santa Paula, o Documento de Espiritualidade da Congregação, e foram convidados a vivenciar a primeira refeição que as Irmãs fizeram em 1834, no dia da Fundação da Congregação, alimentando-se com a focaccia. Simbolicamente, nós, educadores do Colégio Santa Doroteia de Belo Horizonte, assumimos a “fundação” da Escola para Formação Permanente de Leigos Educadores e o compromisso com a Espiritualidade, o Carisma e a Missão de Paula Frassinetti.

No terceiro dia de reflexão, fomos convidados a participar da reflexão À BEIRA DO POÇO. A realidade do poço fez parte da trajetória de Paula Frassinetti.  Sua vida e sua missão tocaram o poço em Quinto e o poço, em Roma. Fonte cristalina e manancial inesgotável, o carisma de Paula é o poço à beira do qual nos colocaremos para “beber dessa água preciosa do CARISMA, reapropriando-nos dos traços dominantes da graça recebida por ela e que nos devem identificar, e que devemos expressar com novo entusiasmo e audácia, em formas novas de vida/missão.”(Documento de Espiritualidade).



Na celebração final, após a leitura do Evangelho, Jo 4, 5-6, Irmã Albuquerque abençoou a água do poço e, juntamente com duas professoras, representando os alunos do Maternal 2 (que estão chegando ao Colégio) e os alunos da 3ª Série do Ensino Médio (que estão saindo do Colégio), convidou a todos para, em duplas, dirigirem-se ao poço para tocar e abençoar o(a) companheiro(a) de missão. O Carisma de Santa Paula é fonte de inspiração para todos nós que desejamos partilhar, a água da vida.


 
 
Escolas da Província Brasil -Sul

Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte


Congregação de Santa Dorotéia do Brasil - Sul - © Copyright 2011 - Todos os direitos reservados.
Web interface - Depto. Informática e Novas Tecnologias - Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte